Friday, July 15, 2011

Concurso da Petrobras

Concurso da Petrobras – Elaine Ribeiro
Finalmente, saiu o edital do concurso da Petrobras que irá ser realizado no mês de agosto, pela Fundação Cesgranrio.
O candidato deve começar a se preparar, pois há vagas para os níveis técnico e superior, sendo bastante convidativos para quem quer estabilidade e participação na carreira.
Salários que chegar em torno de R$ 6500,00, acima da média dos salários pagos no mercado brasileiro.
A Petrobras é uma Sociedade de Economia Mista que está sob à égide da Lei das Sociedades Anônimas, ou seja, na lei n.6404;1976.
A União possui o controle acionário da Petrobras com a propriedade e posse de no mínimo 50% das ações, mais uma ação, do capital votante.
A Petrobras é uma empresa que pode participar em consórcios para exploração das atividades de petróleo e gás, pois visa o lucro tal como as empresas privadas do setor.
Atualmente, graças a exploração do Pré-Sal, a empresa passou a ter uma importância chave em nossa economia, inclusive a Lei n.12.276 de 30 de junho de 2010, estabeleceu que a União está autorizada a ceder onerosamente à Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS, dispensada a licitação, o exercício das atividades de pesquisa e lavra de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos de que trata o inciso I do art. 177 da Constituição Federal, em áreas não concedidas localizadas no pré-sal.
A Petrobras terá a titularidade do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos produzidos nos termos do contrato que formalizar a cessão definida na legislação enunciada, no qual a cessão deverá produzir efeitos até que a Petrobras extraia o número de barris equivalentes de petróleo definido em respectivo contrato de cessão, não podendo tal número exceder a 5.000.000.000 (cinco bilhões) de barris equivalentes de petróleo.
Sendo assim, trabalhar em tal empresa é hoje participar do desenvolvimento do Brasil.
Sucesso nos estudos.
Elaine Ribeiro